quinta-feira, 2 de junho de 2011

Andy Warhol


A 6 de Agosto de 1928 nasceu um icon do mundo da arte.

Empresário, pintor e cineasta, Andy Warhol vingou no mundo da arte como uma figura de grande relevância para o movimento da pop art.
Com 17 anos, entra no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh licenciando-se em design.
Após finalizar os estudos, muda-se para Nova Iorque e começa a trabalhar como ilustrador de importantes revistas como, Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker, para além de fazer anúncios publicitários e displays para montras de lojas.

Inicia assim, uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prémios tais como, director de arte do Art Director´s Club e do The American Institute of Graphic Arts.

Em 1952, na Hugo Gallery, exibe pela primeira vez quinze obras do seu trabalho individual, passando a assinar Warhol. Mas são os anos 60 a rampa de lançamento carreira de artista plástico de Andy. Este passa a utilizar motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com a ajuda de cores fortes e brilhantes assim como, tintas acrílicas.

É nessa época que reinventa a pop art utilizando temas do quotidiano e artigos de consumo. Exemplos são, as latas de sopas Campbell, a garrafa Coca-Cola, assim como os rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson ou Elvis Presley. As técnicas utilizadas por este mestre eram a serigrafia, colagem e matérias descartáveis.

Em 1968, Warhol é vítima de uma tentativa de homicídio. Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM – Society for Cutting Up Men – invade o estúdio de Warhol e fere-o com três tiros.

Esse ataque não é fatal contudo, Andy Warhol morre no dia seguinte a ser submetido a uma operação à vesícula biliar.

Morre assim, um grande icon de arte a 22 de Fevereiro de 1987.

Sem comentários:

Enviar um comentário