sexta-feira, 3 de junho de 2011

Relatório

Este Blog foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Computação, Interactividade e Multimédia leccionada no 2º Semestre do ano léctivo 2010/2011, do curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona do Porto.

Para a realização deste trabalho foi necessário utilizar os programas dados ao longo do segundo semestre, referentes à manipulação do áudio, das imagens e dos vídeos, ou seja, o Audacity, o Gimp e o Live Movie Maker.

Assim, optamos pelo o tema Pop Art, pois sendo uma corrente da cultura popular e tendo como característica o consumismo e técnica a manipulação da imagem, enquadra-se perfeitamente com o que é pretendido neste trabalho.

Além disso, encontramos, ainda hoje, referências da cultura pop em vários produtos que consumimos e do seu principal impulsionador, o artista Andy Warhol.

Após a escolha do tema, iniciamos o projecto escolhendo como nome do blog Pop Colour. Aí, desenvolvemos artigos, referentes à Pop Art, como explicitar de que forma surgiu e contextualiza-la no tempo e no espaço, assim como as suas técnicas e principais artistas.

Colocamos ainda um pequeno texto informativo sobre o famoso desing das garrafas da Coca-Cola que perduram até hoje, tornando-se num ícone.

Em todos esses post utilizamos uma linguagem HTML e CSS para a sua realização. Aplicamos também listas não numeradas, imagens que nos reportam para sites, secções e margens.

GIMP

No que se refere ao programa Gimp, manipulamos imagens, como as utilizadas no post apresentação e a própria imagem que se apresenta como fundo do blog. Para tal, partimos de uma fotografia normal e modificamo-la para que esta possua características de uma típica imagem pop. Essa operação fez com que explorassemos a opção filtros, modificassemos a cor, realizassemos montagens das mesmas, utilizássemos ferrramentas de selecção, opções de color balence, de color saturation,entre outros.

Todas as imagens utilizadas no blog foram manipuladas, sendo umas de total manipulação, como a imagem de apresentação, e outras de pequenos retoque, como a junção entre as duas imagens das garrafas da Coca-Cola. Usamos as ferramentas de selecção como o laço mágico, a tesoura ou a varinha mágica, ferramentas de transformação como redimensionar a imagem e roda-la, ferramentas de desenho como o balde, o lápis e o carimbo, e ferramentas de ajuste como o dedo.

Audacity

Já no Audacity, a manipulação do áudio foi trabalhada para acompanhar os vídeos elaborados no Live Movie Maker, pois a Pop Art baseia-se sobretudo na imagem. Para tal utilizamos ferramentas como o lápis para reduzir os tons mais agudos, o beat finder para um melhor timing de junção de áudios, a separação de uma determinada zona da música para novas faixas de áudio estéreo.

Com este programa conseguimos ter mais liberdade de escolha com as músicas que seleccionamos, pois através das ferramentas fornecidas pelo programa Audacity, é nos permitido sincronizar todo o aúdio, para que este se torne o mais perfeito possível e se enquadre com todo o trabalho.

Live Movie Maker

Por fim, no último programa, Live Movie Maker, realizamos alguns dos vídeos postados no nosso blog, tais como o vídeo da Pop Art, o vídeo do Andy Warhol, o grande ícone desta corrente e o vídeo do artista Roy Lichtenstein, que ficou celebre pela sua técnica de banda desenhada. Para a realização dos mesmos utilizamos as várias ferramentas do programa, como as transições, os efeitos, o fade in e fade out em certos clip, a mistura das imagens com o áudio, a introdução de texto e a própria montagem entre as imagens e os vídeos.

O trabalho foi desenvolvido em grupo, e como tal, todos ajudaram na elaboração dos post colocados no blog.

A divisão de tarefas foi bem dividida e dinâmica, pois todos os elementos do grupo acrescentaram um pouco de si a cada post. Assim, todos estivemos envolvidos no desenvolvimento do trabalho. Em suma, a elaboração do blog permitiu-nos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e a ainda conhcer a verdadeira dinâmica de um blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário